
Separador de Carrossel Veretical
Separador SLon, ou seja VPHGMS, separador electromagnético de gradiente alto de carrossel vertical com pulsação via úmido (Vertical Pulsant High Gradient Magnetic Separator)
Aplicação:
Concentração magnética dos minérios fracamente magnéticos.
Remoção das impurezas magnéticas dos minérios não metálicos.
Capacidade de processamento
Para minério magnético Max. vazão de alimentação – sólidos base seca: 1000 t/h. Max. vazão de alimentação – polpa por equipmento: 3000 m3/h.
Para minério não magnético Max. vazão de alimentação: 480 t/h. Max. vazão de alimentação – polpa por equipmento: 2400 m3/h.
Intensidade magnética: De 8000 gauss a 18000 gauss, ajustável

Forma da operação:
O carrossel vertical gira no sentido horário e a polpa é alimentada no centro do carrossel vertical.
Quando passa pela área do campo magnético, a matriz magnetizada cria um alto gradiente em sua superfície.
O dispositivo de pulsação oferece uma força pulsante contínuamente para ajudar na separação das partículas magnéticas e não magnéticas.
As partículas não magnéticas fluem via calha do minério não magnético por gravidade.
As partículas magnéticas da polpa são atraídas pela superfície da matriz e são levadas ao topo pela rotação do carrossel, que posteriormente são removidas pelo spray de água via calha do minério magnético.
Intensidade Magnética Mais Forte e Uniforme:
O separador VPHGMS apresenta vantagem de maior número de linhas de fluxo magnético com sua configuração matrizes de hastes que seguem uma orientação que é perpendicular ao campo magnético aplicado, de forma a otimizar a força magnética e, ainda, minimizar o risco de aprisionamento de partículas (causando obstrução), quando em comparação com as placas ranhuradas do WHIMS tradicional.
Sem preocupação com entupimento das matrizes:
Isto é uma vantagem destacada quando se compara com o separador de carrossel horizontal (tipo Jones). A estrutura do carrossel vertical e a forma do matriz de hastes permitem que as partículas magnéticas e/ou grossas sejam removidas sem ter que passar por toda a profundidade do volume da matriz, evitando o entupimento que sempre acontece na separacão com separador WHIMS tradicional.
Força Pulsante Adicional:
A força pulsante pode agitar a polpa e manter as partículas em um estado solto. Ainda pode maximar o acúmulo de partículas magnéticas em todos os lados das hastes de matriz, aumentando a área de captura.



